Parque Nacional da Gorongosa junta comunidades para manter limpa a Vila de Inhaminga

Centenas de pessoas das comunidades e o Parque Nacional da Gorongosa (PNG) juntaram-se para limpar a Vila de Inhaminga, em Sofala, além de palestras para práticas sustentáveis, marcando as comemorações do Dia Mundial de Limpeza, no último sábado do mês de setembro.

A palestra foi realizada na Escola Primária de Bawa e na Vila sede de Inhaminga, juntando alunos e comunidades em geral, e abordando matérias que possam inspirar mudanças de comportamentos locais para garantir um ambiente mais limpo no distrito de Cheringoma.

Na ocasião, o supervisor distrital do Programa de Educação Ambiental, supervisor distrital do Programa de Educação Ambiental, Lucumane Agy, chamou atenção para a redução do lixo plástico.

“O principal objectivo é de chamar atenção às comunidades sobre a importância de conservar o meio ambiente, tendo em conta que este ano estamos focalizados na redução do lixo plástico por ser dificilmente degradado” disse Lucumane Agy.

No caso do plástico, o supervisor recomenda o uso de cestos feitos à base de palhas, pastas de panos ou até mesmo fazer a reciclagem das garrafas plásticas e outros resíduos plásticos.

“Estamos a trabalhar no sentido de intensificar as jornadas de limpeza, porque sabemos que só com elas podemos reduzir o lixo plástico junto das sensibilizações comunitárias” disse o supervisor.

“Existe a necessidade de garantirmos lugares públicos limpos, porque isto acaba afectando a saúde individual e colectiva. Sabemos que o lixo é o vector de transmissão de várias doenças com enfoque para doenças diarreicas”, disse o presidente do Conselho Distrital da Juventude, Marcos Mazonda.

“Esta intervenção garantiu a beleza da própria vila e percebemos que houve uma mensagem de sensibilização importante para a construção de uma sociedade cada vez mais preocupada com o meio ambiente e mais preocupada com o bem-estar colectivo” , avaliou Mazonda.

A aluna da 12 Classe na Escola Secundária de Inhaminga falou da limpeza que deve “fazer parte de nós e que é importante na comunidade e na sociedade”, sem esperar dias de comemorações.

A limpeza “ajuda a prevenir muitas doenças” nas nossas comunidades, disse a aluna. (Manuel Gado).

 

 


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading