Comunicar para Mudança

Parque Nacional da Gorongosa: “O pulmão” do distrito

O Governo do distrito de Gorongosa resume o Parque Nacional da Gorongosa em quatro pilares, nomeadamente, a Conservação, Educação, Saúde e Agricultura. Segundo o administrador distrital, “o Parque é o pulmão do distrito”.

O administrador do distrito de Gorongosa, Pedro Mussengue, falava sobre os 64 anos do Parque Nacional da Gorongosa, comemorados a 23 de Julho, avaliando a colaboração do Parque com o Governo local.

Administrador do distrito de Gorongosa, Pedro Mussengue

Pedro Mussengue apresenta detalhes frutos da “boa relação” com a Gorongosa. Só no impacto ambiental, “estar e viver em Gorongosa mesmo com algumas patologias, curam você sem perceber por causa de respirar bom ar [resultado de] uma diversidade de plantas que nós temos”.

 

Conservação

Existem 1.807 pessoas empregadas na Gorongosa, sendo 1.086 funcionários a tempo inteiro e mais 721 trabalhadores sazonais/a tempo parcial, cuja maior parte é de jovens filhos da Zona de Desenvolvimento Sustentável, Gorongosa. Alguns desses já fazem parte de grandes organizações internacionais pelas oportunidades internas.

Proteger o ecossistema único da Gorongosa é dever do Departamento de Conservação. Mais de 300 homens e mulheres nesta equipa dedicada (99% dos quais moçambicanos) trabalham incansavelmente para proteger a Gorongosa usando uma variedade de abordagens: fiscalização da conservação, rastreio e gestão da fauna bravia, cuidados veterinários para animais, reintrodução de espécies, gestão de queimadas, estabelecimento de contactos com os governos provinciais e locais e representantes legais, e trabalho com as comunidades locais para alcançar a coexistência humana com a fauna bravia.

Todos os 269 fiscais são rigorosamente seleccionados e treinados em habilidades de campo e leis de conservação e direitos humanos. Muitos deles receberam prémios locais e nacionais pelo seu excelente serviço. Só em 2023, realizaram 1.141 patrulhas a pé, rodoviárias e aéreas. Uma parte desses fiscais é do distrito de Gorongosa.

Ainda no emprego pela Conservação, em muitas áreas, o facto de seres humanos e animais selvagens viverem lado a lado apresenta desafios para ambos. Os elefantes podem ser particularmente problemáticos porque por vezes destroem colheitas e silos de cereais tradicionais. O Parque utiliza diversas estratégias para facilitar a coexistência pacífica entre seres humanos e vida selvagem. Esta unidade emprega actualmente 22 funcionários.

 

Na saúde

Existem programas que visam melhorar o acesso à água potável, a cuidados de higiene e serviços de saneamento nas comunidades da Zona de Desenvolvimento Sustentável.

Em 2023, o Programa WASH continuou a ajudar os comités de saneamento WASH através da reparação e construção de novos furos. Mobilizou as comunidades para adoptarem práticas melhoradas de higiene e saneamento através da construção de latrinas, despensas, aterros sanitários e sistemas de drenagem, Zona de Desenvolvimento Sustentável, incluindo Gorongosa.

O programa também forneceu apoio de saneamento às escolas, criando um ambiente mais saudável e seguro para milhares de alunos. Em 2023, construímos 18 furos em quatro distritos diferentes, fornecendo água potável a mais de 7.000 pessoas.

Também existem programas de saúde materna e infantil que promovem cuidados primários de saúde, especialmente para mulheres grávidas e lactantes, crianças e adolescentes nas comunidades locais, com foco na saúde sexual, reprodutiva e nutrição.

Em 2023, o programa acompanhou e orientou as actividades de 632 agentes comunitários de saúde. Para combater a desnutrição infantil, a Gorongosa forneceu alimentos e realizou 3.200 demonstrações culinárias para melhorar a nutrição de crianças menores de cinco anos, mães que amamentam e mulheres grávidas. Ao mesmo tempo, foram também abordadas questões como uniões prematuras, a gravidez na adolescência, a violência baseada no género e a inclusão de género. No total, um total de 290 crianças com menos de 5 anos de idade foram examinadas para controlo de desnutrição este ano, contando com o apoio de 74 novos mentores e 100 novas “Mães Modelo” e “Pais Modelo”, fortalecendo ainda mais o apoio ao bem-estar das mães, crianças e famílias.

As actividades de 2023, também envolveram enfermeiros comunitários e clínicas móveis para melhorar as competências dos enfermeiros comunitários e garantir que mais pessoas tenham acesso aos cuidados de saúde primários na Zona de Desenvolvimento Sustentável. No mesmo ano, realizaram 384 brigadas móveis de saúde em 2023 e 40 mil visitas domiciliárias graças à dedicação dos mais de 400 agentes de saúde comunitários, incluindo o distrito de Gorongosa.

 

Na Educação

A educação é uma ferramenta poderosa para abrir a porta para uma vida melhor. O Parque apoia e oferece programas que vão do nível primário à pós-graduação, trabalhando com crianças de escolas locais e líderes comunitários para garantir que todos os segmentos da sociedade sejam incluídos.

O PNG construiu escolas, capacitou professores e proporcionou clubes extracurriculares para raparigas e rapazes, com um enfoque adicional nas raparigas em risco de uniões prematuras. Fez e faz em colaboração até do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano pelo distrito de Gorongosa, em linha com as políticas nacionais. Ainda este ano 2024, a Gorongosa vai entregar 26 escolas na Zona de Desenvolvimento Sustentável, incluindo aquele distrito com o mesmo nome.

O Parque Nacional da Gorongosa apoia o Serviço Distrital de Educação e Juventude da Gorongosa, formando e apoiando professores em serviço. O objectivo é melhorar a frequência, a motivação e a qualidade dos professores no maior número possível de salas de aula, por isso, 90 clubes formam 734 professores de 90 escolas.

Existem 31 Clubes de Jovens oferecendo apoio de estudo para rapazes e raparigas, proporcionando oportunidades de aprendizagem no trabalho, apoio de mentoria e preparando-os para prosperar no trabalho e na vida. Nesses, 48 membros foram empregados após a participação no programa.

O Parque acredita que as suas actividades colectivas contribuirão para a paz duradoura na nossa região. Criámos 23 Clubes da Paz com 1.069 membros para ajudar antigos combatentes e as suas famílias a reintegrarem-se na sociedade. Com isso, parte do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), conduz programas de alfabetização para ex-combatentes e as suas famílias, particularmente nos distritos de Cheringoma e Gorongosa. Os tópicos e treinamentos incluem construção da paz e resolução de conflitos, educação e alfabetização de adultos, reabilitação pós-conflito, conservação ambiental, projectos de desenvolvimento comunitário e grupos de poupança financeira com foco especial na alfabetização financeira para mulheres. Consequentemente, no mês passado mais de 40 jovens foram graduados em diversos cursos de saber fazer no distrito de Gorongosa, através do Programa Clube da Paz.

Ainda em 2023, antigos combatentes da RENAMO e as suas famílias (209 mulheres e 168 homens) foram integrados em vários programas e projectos do Parque. 1.018 membros das comunidades, incluindo ex-combatentes e as suas famílias, frequentaram aulas de alfabetização de adultos. E 24 promotores do Clube da Paz melhoraram as suas competências numa formação de três dias no Centro de Educação Comunitária. Igualmente, foram atribuídas quarenta bolsas a jovens do distrito da Gorongosa para cursos profissionalizantes de curta duração especializados em canalização e refrigeração. (Cada curso contou com a participação de 20 jovens, sendo 19 filhos e filhas de ex-combatentes).

 

Na agricultura

Existem tantos projectos. O projecto de café cultivado à sombra e de reflorestação na Serra da Gorongosa, foram plantadas mais de um milhão de pés de café em 243 hectares em parceria com mais de 1.000 pequenos agricultores (incluindo 40% de mulheres). Com isso, a Gorongosa escreve: “estamos a transformar o café num rendimento lucrativo, sustentável e amigo das florestas. E também é delicioso! O produtor de café Manuel Isaías Manejo foi eleito o Melhor Produtor de 2023, obtendo um lucro de 152.564 Meticais (US$ 2.389) no ano”.

“No início de 2023, exportamos nove toneladas de café verde para os mercados da África do Sul e do Reino Unido. Também compramos mais de 120 toneladas de “cerejas” de café de produtores locais do projecto do café. A marca ‘A Nossa Gorongosa’ é hoje uma das seis marcas nacionais a atingir o padrão exigido para exportar café”.

Para um período de cinco anos, pela Gorongosa existe o Programa de Desenvolvimento de Meios de Vida (SLDP, na abreviação inglesa) para melhorar a vida de 30 produtores agrícolas familiares. Esses benefícios são para os seis distritos, onde Gorongosa faz parte.

Com tantos detalhes que Mussengue tem, conclui que o Parque Nacional da Gorongosa é o pulmão do distrito e que tem boa relação. Afinal, há partilha de visões, considerando que até 2023, o Parque e parceiros querem tornar Gorongosa vila modelo. (Profundus PDF).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades