Comunicar para Mudança

PNG: Clube da Paz leva mensagens de paz para Nhadindi

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), através do Programa Clube da Paz, leva mensagens de paz para a comunidade de Nhadindi, no distrito de Cheringoma, província de Sofala, por isso, recentemente, o Programa escolheu aquela localidade de Mazamba para comemorar a Paz, no dia 4 de outubro.

Das actividades para imortalizar o Dia 4 de outubro, na comunidade de Nhadindi, consta o futebol 11, plantio de árvores nativas, promoção de um concurso académico sobre a data, para os alunos, alfabetizandos e outros interessados presentes no evento, especificamente, na comunidade 4 de outubro, onde se localizada uma Anexa da Escola Primária Completa Nhansole-Mazamba.

O Clube Paz do Parque Nacional da Gorongosa, segundo as palavras do gestor do Programa, Tomás Tangay, explicando os motivos da escolha daquela comunidade para comemorar a data,“ [as pessoas] mostraram-nos que vivem em união. Vimos como se entregam aos programas de escolarização [promovido pelo Clube da Paz], pois de cada vez que visitamos Nhadindi, vemos mães, pais, jovens e crianças estudando mesmo debaixo de árvores. Isso é positivo porque estudando aprenderemos a respeitarmo-nos; aprenderemos a respeitar as árvores e os animais [Conservação]; saberemos que não é boa prática obrigar as nossas filhas se unirem maritalmente antes de completarem 18 anos, muitas vezes tirando-as da Escola”. Com isso, “como Clube da Paz, do PNG, estamos aqui [em Nhadindi] para apoiar e encorajar aos que gostam de estudar e conservar o meio ambiente”.

Na ocasião, seguindo os pontos da agenda do evento, foram plantadas 10 árvores nativas sobre as quais recaiu a responsabilidade de cuidá-las para quem planou e um aluno indicado pelo professor que lidera as actividades no local. No local foi aberto um campo de futebol 11, pela primeira vez na história da sala anexa, acção que decorreu durante os preparativos das festividades da data levada \a cabo pela comunidade local sob liderança dos líderes comunitários com apoio do professor.

“A Comunidade de Nhadindi é resultado de alguns populares que já viviam naquele espaço e de reassentados de Kúndue, depois de Nhansole. Ainda tem alguns populares vindos do interior de Marínguè como no actual líder tradicional, o M’fumo Dionísio Mastala Quembo”, continuou a justificar os motivos de comemorar o Dia da Paz naquele local.

 

Paz em nome da escola anfitriã do evento 4 de outubro

A sala anexa da escola que acolheu o evento, tem 161 alunos matriculados da 1.ª à 5.ª Classes, assistidos por único professor, em 2024, lecionando de manhã e de tarde em todas as classes ali existentes. Enquanto a Alfabetização e Educação de Adultos (AEA), que ainda conta, apenas, com o 1.º Ano, com 32 Mulheres num total de 53 inscritos.

O gestor do Programa Clube Paz exortou, na ocasião, aos interessados da comunidade local, presentes e ausentes no evento, que ainda não estão inscritos no programa de alfabetização e educação de jovens e adultos, para “se matricularem no próximo ano”.

Embora haja escassez de professores e com apenas um alfabetizador, naquela sala anexa 4 de outubro de Nhadindi, a comunidade mostra-se muito interessada em estudar e em participar todas as actividades promovidas pelo Projecto de Restauração da Gorongosa naquele local.

 

Da história aos dias de hoje

O  32.º aniversário da Assinatura do Acordo Geral da Paz, assinado em Roma, entre o Governo de Moçambique e a RENAMO, em Cheringoma foi oficialmente marcado pela tradicional cerimónia de deposição de uma coroa de flores na Praça dos Heróis e um discurso formal sobre o dia, proferido pelo director do Serviço Distrital de Actividades Económicas (SDAE), Ângelo Caetano Jone, em representação da administradora de Cheringoma, Maria Waite.

Para comemorar a chegada da paz após uma guerra aparentemente interminável, o dia 4 de outubro foi designado Dia da Paz e Reconciliação Nacional, em Moçambique. Os maiores eventos do dia ocorrem em Maputo e os menores acontecem em todo o país, tal como o de Nhadindi, promovido pelo Clube da Paz.

O é que Clube da Paz do PNG?

É um Programa do Parque Nacional da Gorongosa cujo objectivo é promover a inclusão e reintegração socioeconómica nas comunidades hospedeiras de ex-combatentes e familiares na Zona de Desenvolvimento Sustentável do PNG, existindo formalmente desde 2019.

De 2022 a esta parte, o Programa Clube da Paz, já integrou jovens, de ambos os sexos, familiares de 11 ex-combatentes da Renamo nos cursos de Serralharia, 22 em Canalização, Refrigeração 44, culinária 22, Electricidade 27 e Corte e Costura 02, de forma inclusiva.

Este ano, 2024, o Programa Clube da Paz já integrou 8 familiares de ex-combatentes da Zona de Desenvolvimento Sustentável nos Clubes Ambientais, 11 para iniciativa de Pré-escolar/DECIPE, 15 nos Clubes da rapariga, 01 no Clube de Jovens e 17 nos Clubes de Professores/Ensino à Distância. São dados apenas referentes ao distrito de Cheringoma. Este facto ilustra vivamente os esforços que têm sido empreendidos pelo PRG para em ponderar os seus beneficiários em várias áreas da vida.

Fazendo uma retrospectiva evolutiva dos efectivos abrangidos pelo programa, em 2021, em 10 Centros, foram beneficiados 109 ex-combatentes, seus familiares, entre irmãos, esposas, filhos e netos; em 2022, ajudou 29 em 13 Centros; em 2023, 35 em 24 Centros; e em 2024, 268 em 27 Centros. (Ricardo Mapoissa – Cheringoma).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades