Comunicar para Mudança

PNG E UNIVERSIDADE ESTADUAL DE BOISE: Parceiros para conservação, sustentabilidade e intercâmbio cultural

A Universidade Estadual de Boise (EUA), através do seu Centro de Engajamento Global, reforça seu compromisso com a sustentabilidade, intercâmbio cultural, patrocinando seis professores e seis educadores de ensino fundamental bem como do ensino médio de Idaho para participarem do renomado programa Fulbright-Hays Group Project Abroad (GPA) em Moçambique, África. Esta oportunidade é fruto de uma bolsa concedida pelo programa de Educação Internacional e Línguas Estrangeiras do Departamento de Educação dos Estados Unidos.

Os participantes seleccionados participarão de um programa inovador de desenvolvimento de currículo intitulado “Forjando um Futuro para a África Através da sustentabilidade: Lições do Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique”. O programa visa aprofundar os laços entre Idaho e Moçambique, promovendo práticas sustentáveis e intercâmbio cultural.

Alinhado com essa iniciativa, o Parque Nacional da Gorongosa teve a honra, recentemente de receber um grupo de educadores apaixonados em várias disciplinas da Universidade Boise State, Idaho. A visita enfocou o programa Clubes de Jovens da Gorongosa, que envolve estudantes locais em esforços de conservação e promove um senso de comunidade em torno da protecção da rica biodiversidade do parque.

Segundo a Gorongosa, “esta colaboração destacou a importância das parcerias na preservação do nosso mundo natural e serviu como uma experiência de aprendizagem valiosa para todos os envolvidos.

A Universidade de Boise State está entusiasmada em fazer parte dessa jornada transformadora e espera ansiosamente o impacto positivo que terá em nossos professores, educadores e na comunidade em geral.

Juntos, podemos construir um mundo mais sustentável, interconectado e culturalmente consciente para as gerações futuras”.

Durante sua estadia em Moçambique, os educadores do Estado de Idaho visitaram escolas secundárias locais, interagindo com membros dos Clubes de Jovens e obtendo perspectivas sobre suas experiências.

Eles participaram da limpeza do rio Nhandare, exploraram o jardim botânico da Escola Secundária Cristo Rei e presenciaram uma performance de dança cultural vibrante organizada pelos Clubes de Jovens.

Também, exploraram as paisagens deslumbrantes do Parque Nacional da Gorongosa através de safaris inesquecíveis, descobriram a vida selvagem única do parque e aprenderam sobre os desafios e sucessos da conservação baseada na comunidade. Além disso, visitaram as pré-escolares (escolinhas) locais, onde pintaram murais e participaram de actividades criativas. (PNG/Profundus PDF).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades