PNG quer subir apoio a comunidades de 2.050.000 para 3 milhões de meticais este ano

Este ano, o Parque Nacional da Gorongosa (PNG) vai ajudar as famílias a conseguirem 3.000.000 de meticais de lucro da sua produção de hortícolas no distrito de Nhamatanda. Em 2024, tiveram 2.050.000 de meticais.

Antes da entrada deste Programa, as comunidades enfrentavam dificuldades de aquisição de sementes, produziam e não tinham mercados específicos para a venda dos seus produtos que facilmente apodrecem. Mas desde 2024, através deste Programa “Desenvolvimento Sustentável de Meios de Subsistência sobre as Comunidades da Zona Tampão da Gorongosa”, em inglês Sustanaible Livelihoods Development Program (SLDP), primeiro, as famílias são apoiadas com sementes e técnicas de produção agrícola, depois de produzirem, são ajudadas a exportarem para os mercados locais, cantinas do Parque e capital provincial, Beira.

A horticultura envolve o tomate, cebola, alface, beterraba, repolho, couve, pimenta, pepino e quiabo.

Segundo o Coordenador do Sector de Agricultura de Nhamatanda, Orlando Pinto, no âmbito do Programa, “em 2024, envolveu 721 famílias (512 mulheres), que produziram 48,1 toneladas e venderam 42,1 toneladas, num lucro de 2.050.000”. Para 2025, estarão “1.200 famílias, para produzirem 79,2 toneladas, venderem 60 toneladas e ganharem 3.000.000 de meticais”. E a outra parte da produção vai para o consumo familiar, combatendo a desnutrição.

Com o dinheiro conseguido na venda dos produtos, as comunidades conseguem colocar as crianças na escola, resistirem da união prematura, superarem preconceitos, manterem-se a salvo de doenças e comprarem material escolar para se curarem das duras realidades da guerra, a exemplo da formação de cerca de 20 familiares de ex-combatentes do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), em diferentes cursos no Centro de Formação Profissional (CFP) de Gorongosa, também apoiado com 12 milhões de meticais pelo Programa para a conclusão das suas obras de construção. São resultados de actividades integradas da Gorongosa, Right to Play e Resilience. (Muamine Benjamim).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading