A população dos povoados de Nharugue e Cassume, no posto administrativo de Mulima, no distrito de Chemba, exige serviços básicos. A exigência foi apresentada ao administrador distrital durante uma visita local, no âmbito da governação aberta.
Durante uma visita do administrador distrital de Chemba, Bento Conde Zeca, os residentes exigiram com urgência a construção de um Centro de Saúde, a conclusão das escolas secundárias de Mulima e Cassume, a reabilitação de estradas terciárias, a expansão da energia eléctrica, fontes de abastecimento de água e a instalação de antenas de telefonia móvel para melhorar a comunicação.
Na ocasião, Bento Zeca reconheceu a legitimidade das preocupações e assegurou que o governo local está a trabalhar para garantir a provisão destes serviços.
Sobre a paralisação das obras na Escola Secundária de Mulima, explicou que o caso já se encontra nas instâncias judiciais. Relativamente à escola de Cassume, prometeu buscar mecanismos para responsabilizar o empreiteiro que abandonou.
Lembre-se que a visita decorre no âmbito da iniciativa de governação aberta cujo objectivo é auscultar directamente as necessidades das comunidades. (Rosário Phoinde).