A Comissão Política do partido Frelimo reúne hoje, às 9 horas, na Escola Central do Partido, na Matola, com o ponto único de agenda, a divulgação de pelo menos três nomes de pré-candidatos que serão submetidos ao Comité Central. Após esta fase, deverá ser eleito um candidato para dirigir os destinos de moçambicanos pelas eleições de 9 de Outubro próximo.
Pairam informações segundo as quais constam na lista de pré-candidatos e membros da Comissão Política, Celso Ismael Coreia, Amélia Muendane; Filipe Paunde; Fernando Faustino; Tomás Salomão e Aires Ali. E pré-candidatos membros do Comité Central, José Pacheco, Carlos Mesquita, Constantino Bacela, Samora Machel Júnior, General Hama-Thay, Pio Matos, Alberto Vaquina, Sérgio Pantie, Basílio Monteiro e Gabriel Júnior.
Mas também, para a nova geração, há olhares para Samora Machel Júnior; Amélia Muendane, Celso Correia e Gabriel Júnior.
Os presidentes honorários Armando Emílio Guebuza e Joaquim Alberto Chissano não estavam convidados ou era antes de serem convidados ao evento como o fizeram com os outros. Depois da media tornar público o facto, o porta-voz da Comissão Política da Frelimo, Francisco Mucanheia, sentiu-se obrigado a desmentir a informação. Assim, aqueles dois vão participar.
Contudo, os pré-candidatos devem ser na base de critérios de mérito, idoneidade e consenso dentro do partido, independentemente da sua proveniência. Mas também, “não basta querer, devem querer para você se querer”. (Profundus).