Comunicar para Mudança

Repetição de eleições: Polícia baleia mortalmente um cidadão em Marromeu

A Polícia da República de Moçambique assassinou, a tiros, um cidadão de nome Tito João, vendedor do Mercado de Peixe, em Marromeu, província de Sofala. O baleamento ocorreu no final da tarde de ontem, durante uma manifestação de contestação de resultados eleitorais levada a cabo pela Renamo, naquela autarquia.

Durante a marcha de contestação dos resultados da repetição da eleição, divulgados na segunda-feira (10.12) pelo STAE distrital, a polícia interceptou a caravana do partido Renamo, o que desencadeou tumultos e vários disparos de armas de fogo. Um dos tiros acabou atingindo a cabeça de um vendedor do Mercado de Peixe da vila de Marromeu. O jovem vendedor morreu imediatamente no local. Os vídeos são assustadores e impróprios para as pessoas mais sensíveis.

A Renamo reclama que foi vencedora das eleições e na segunda-feira submeteu uma reclamação às instâncias competentes a contestar o resultado. Ainda no mesmo dia, o cabeça-de-lista da Renamo, membros e simpatizantes saíram à rua, festejando com cânticos “a Renamo ganhou”.

SERNIC esconde crime policial

No seu guia de remoção, com o número 009/MINT/SERNIC-SFL/2023, o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SRNIC) não revela que Tito João, vendedor do Mercado do Peixe, foi assassinado a tiro pela Polícia. O documento observa que “Foi encontrado um corpo humano do sexo masculino sem sinais vital”.

No mesmo documento, o SERNIC confirma que não se tratava de manifestante, mas “de um cidadão que estava em pleno exercício das actividades de venda de peixe”.

O documento do SERNIC omite claramente a responsabilidade da Polícia na morte do vendedor.

O Jovem era residente no bairro 7 de Abril, justamente no mesmo bairro onde se localiza o mercado onde vivia, na vila autárquica de Marromeu.

A bala disparada pela polícia perfurou a cabeça do jovem. São visíveis duas perfurações de dimensões diferentes (uma pequena e outra grande por onde bala saiu). (CIP).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades