O Embaixador da União Europeia e os Embaixadores dos Estados-Membros da União Europeia reuniram hoje, terça-feira, com os líderes dos partidos da oposição, Albino Forquilha, do Podemos; Ossufo Momade, da Renamo; Lutero Simango, do MDM; e Salomão Muchanga, da Nova Democracia, a pedido destes.
A União Europeia escreve em comunicado que “os líderes destes partidos apresentaram o ponto de situação do diálogo político em curso com vista a superar a actual situação em Moçambique e trocaram impressões sobre o modo como a União Europeia e os Estados-Membros poderão apoiar esse processo”.
Este encontro pode ser interpretado como mais um capítulo da “novela mexicana” por não envolver o actor principal das manifestações Venâncio Mondlane.
Enquanto isso, Daniel Chapo prepara-se para tomar posse, amanhã, como Chede de Estado moçambicano. Ontem, segunda-feira, foi a vez dos deputados tomarem posse.
Neste exacto momento, decorre a conferência de imprensa Online da União Pan-Africana dos Avogados, Pan African Lawyers Union (PALU), sobre o caso submetido pela Sociedade Civil ao Tribunal Africano sobre a violação de Direitos Humanos em Moçambique. (Profundus).