Comunicar para Mudança

Vila de Nhamatanda: Incendiadas cinco casas de membros da Frelimo

No 4.º bairro, dentro da Vila Municipal de Nhamatanda, em Sofala, foram incendiadas cinco casas de membros do partido Frelimo, na madrugada de hoje, sábado. O secretário do bairro aponta a situação política pós-eleitoral (manifestações) que se vive em Moçambique como motivação dos incêndios por desconhecidos.

Todas as casas de material precário (capim e argila e estacas) foram incendiadas na mesma hora, dando pistas de não se tratar da mesma pessoa que praticou o crime.

“Estive a dormir [noutra casa]. Por volta das 3 horas de hoje, despertei pelo som do lume. Quando abri a porta, vi clareza, afinal era o fogo e nada fiz porque já tinha se alastrado o fogo, mesmo vizinhos quando vieram só admiraram”, explicou o secretário do bairro, João Amone Meque, pedindo vigilância contra os manifestantes com esta atitude, apesar de o distrito ainda não ter registo de manifestações.

João Amone Meque contou que, enquanto ardia o seu alpendre, foi possível ver outro incêndio à distância através da “clareza”, tratando-se de noite. “De repente, recebi mensagem dando indicação de que perto da Escola Primária 25 de Setembro foi queimada outra casa”.

A falta de policiamento comunitário abre espaço para este tipo de crime. “Tínhamos policiamento comunitário, só há fraqueza de subsídio ou motivação”. João Meque, agora estuda possibilidades de reactivar a vigilância no bairro.

Das casas incendiadas constam, além da do secretário, algumas dos chefes de 10 casas, no bairro. Mas, não houve danos materiais pelo menos até o momento, aliás, até porque uma das casas foi queimada parcialmente porque os donos apagaram o fogo prontamente. (Muamine Benjamim).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades