Comunicar para Mudança

Aprovadas novas taxas para transportadoras na Vila de Nhamatanda

Ainda não se sabe decerto quando vão iniciar as cobranças, mas as novas taxas já foram aprovadas para transportadoras na Vila de Nhamatanda, província de Sofala. As taxas variam de 300 a 500 meticais para circulação e estacionamento de viaturas e circulação de camiões que transportam jazigos extraídos nas pedreiras.

Estas taxas foram propostas e aprovadas durante a IV Sessão Ordinária da Assembleia Municipal da Vila de Nhamatanda, que decorreu na semana passada.

Antes da discussão sobre as taxas, um comunicado a que o “Profundus” teve acesso explica:

“Havendo necessidade de implementar novas taxas no pelouro de transporte, o Conselho Municipal da Vila de Nhamatanda através da Vereação do Desenvolvimento Económico Local, vem por este meio propor a plenária da Assembleia Municipal da Vila de Nhamatanda, para apreciar e aprovar as seguintes taxas:

Taxa de circulação e estacionamento de viaturas no solo autárquico da Vila de Nhamatanda (300 meticais por cada operação);

Taxa de circulação de camiões que transportam jazigos extraídos nas pedreiras [e areeiro] que operam no território da Vila de Nhamatanda (500 por cada operação) ”.

O Município de Nhamatanda ainda mantem o sonho para a sua elevação à categoria de cidade.

Segundo o edil de Nhamatanda, António Charumar João, essas taxas vão aumentar as receitas, além de que de agosto a outubro, a autarquia de Nhamatanda fez a manutenção de estradas com pavês a 450ml como grau de cumprimento de 100% do planificado trimestral, logicamente esta intervenção requer fundos.

“Nós fizemos isso [novas taxas] para poder também aumentar a nossa receita”, aliás, “esses camiões contribuem na danificação dos nossos pavês na vila”. Portanto, é uma forma das pedreiras e areeiro “contribuírem no desenvolvimento do nosso município”, disse António Charumar João em entrevista a jornalistas, depois da IV Sessão Ordinária da Assembleia Municipal da Vila de Nhamatanda.

Numa pergunta de insistência, o edil respondeu que “os pavês são resistentes, mas “não suportam a carga de por exemplo carros basculantes de 30, 20 metros cúbicos”.

Lembre-se que na IV Sessão Ordinária da Assembleia Municipal da vila de Nhamatanda, também constou assunto “antes da ordem do dia; apresentação da acta da terceira sessão ordinária; apreciação dos relatórios das comissões de trabalho; apresentação e aprovação do plano de acção de prevenção e combate a corrupção; apresentação e aprovação de propostas de subsídio de comunicação; apresentação e apreciação do informe do presidente do Conselho Municipal da Vila de Nhamatanda, [António Charumar João] ”. (Muamine Benjamim).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades