A Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Moçambique felicita Augusta Maíta, que foi aprovada pelo Conselho de Ministros a 23 de julho de 2024, como Directora Executiva (CEO) da Millennium Challenge Account (MCA) – Moçambique.
A MCA é a entidade responsável designada pelo governo para implementar o Pacto da Millennium Challenge Corporation (MCC) em Moçambique. Os Estados Unidos têm o orgulho de marcar um passo importante no avanço do Pacto de Conectividade e Resiliência Costeira de $500 milhões para melhorar infra-estruturas críticas, desenvolvimento costeiro e agricultura comercial na província da Zambézia.
Os Pactos MCC são acordos bilaterais fundados no princípio da apropriação pelo país e nos compromissos com os direitos democráticos e humanos, transparência e responsabilidade.
A contratação de todo o pessoal da MCA, incluindo a Directora Executiva, segue um processo de recrutamento competitivo e transparente gerido por uma empresa internacional de recrutamento. Os painéis de entrevista são compostos por membros dos sectores público e privado, e da academia, com membros da MCC do Governo dos Estados Unidos participando como observadores sem direito a voto.
O cargo de Directora Executiva foi um dos 20 anunciados no início deste ano, gerando mais de 4.500 candidaturas. As próximas posições a serem recrutadas serão anunciadas na DEVAID Tenderwell ainda este ano, e todos os candidatos interessados são encorajados a candidatarem-se.
O Pacto de Conectividade e Resiliência Costeira abrange três projectos: o Projecto de Conectividade e Transporte Rural (CTR), o Projecto de Promoção de Reformas e Investimentos na Agricultura (PRIA) e o Projecto de Sustentabilidade Costeira e Resiliência Climática (CLCR), e espera-se que melhore a vida de milhões de pessoas em Moçambique.
Os Estados Unidos aguardam com expectativa trabalhar com a CEO Maíta, a MCA e o Governo de Moçambique para um futuro mais próspero. (Embaixada dos EUA em Moçambique).