A Comissão Nacional de Eleições (CNE) diz que para a realização das sétimas eleições Gerais, presidenciais, Legislativas, dos Membros das Assembleias Provinciais e de Governador de Província marcadas para o dia 09 de Outubro próximo, estima formar 184.310 MMVs.
Falando à jornalistas hoje em Maputo, o porta-voz da CNE, Paulo Cuinica disse que os órgãos eleitorais iniciaram no dia 27 de Setembro corrente a formação dos Membros das Mesas de Votação (MMV) em todo o território Nacional que decorre até o dia 04 de Outubro. No entanto, espera-se formar 184.310 MMVs acrescidos de 10 por cento de reserva, para servirem as 26.330 mesas de votação, sendo que deste número 602 mesas são para diáspora que serão servidas por 4.214 MMVs.
Cuinica frisou também que dos 37 concorrentes às legislativas, 4 receberam todas as tranches, 8 não receberam a segunda tranche por não terem apresentado as devidas justificativas, nomeadamente Venâncio Mondlane, partido AMUSSE, RD, FRELIMO, PANAOC, ADEMO, PARESO e PARENA. Assim como, existe um partido que não recebeu até hoje nenhuma tranche, por não ter ainda manifestado o pedido formal para ter acesso aos fundos, neste caso o PRDS.
De referir que até ao momento, foram credenciados 1.205 Jornalistas Nacionais, 1 jornalista estrangeiro, 7.051 observadores nacionais e 228 observadores internacionais.(Profundus)