Comunicar para Mudança

Continua preocupante o deslizamento da Serra da Gorongosa

Continua a preocupação do deslizamento da Serra da Gorongosa provocado por acções do Homem contra a Conservação. São dados colhidos durante o lançamento da campanha de Restauração da Serra da Gorongosa, na última quinta-feira.

Para um melhor engajamento dos actores comunitários na sensibilização sobre a protecção da serra da Gorongosa, o PNG entregou na última quinta-feira, 47 bicicletas a facilitadores comunitários e 40 bicicletas a animadores comunitários da comunidade de Canda, zona da Serra da Gorongosa. Esta é uma parte de um total de 143 bicicletas, telefones, pastas (mochilas) e uniforme de identificação destinados ao mesmo número de voluntários que se dedicarão ao reflorestamento e protecção da Serra da Gorongosa.

Igualmente, houve a entrega de 15 motorizadas a igual número de líderes comunitários de Canda.

Estes meios custaram ao projecto de Desenvolvimento dos Meios de Vida Sustentáveis para as Comunidades da Zona de Desenvolvimento Sustentável do PNG (2022 – 2027), um valor de 1.308.000,00 MT (Um milhão, trezentos e oito mil meticais). Este valor é fruto do financiamento do Reino dos Países Baixos através da sua Embaixada em Moçambique.

A vida selvagem do Parque Nacional da Gorongosa foi dizimada durante a guerra civil entre 1976 e 1992 e nos anos subsequentes.

Os conservacionistas estão a devolver a vida ao parque, aumentando as populações de animais e melhorando as condições de vida humanas, melhorando as condições das escolas e centros de saúde e promovendo práticas de agricultura sustentável nas comunidades vizinhas. Mas o deslizamento da Serra da Gorongosa por acções destruidoras do Homem, continua a preocupar, apesar de acontecer há anos.

O administrador do distrito de Gorongosa, Pedro Mussengue exige o abandono de más práticas para restaurar a Serra da Gorongosa. (Muamine Benjamim).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades