Comunicar para Mudança

Crocodilo fere um menor e mata outro no rio Zambeze

 

Um menor de 7 anos foi atacado por crocodilo nas águas do rio Zambeze, no distrito de Chemba, em Sofala, quando tentava mergulhar junto de outros três meninos. Dos quatro rapazes, dois saíram ilesos, um ficou ferido, mas Braz não escapou do animal selvagem, depois de arrastado durante o ataque.

Enquanto o país celebrava a abertura do ano lectivo de 2025, uma parte de Chemba, região central de Moçambique, passou o dia, de luto pelo ataque de crocodilo ao menino Braz Serrano Francisco.

O pequeno Braz faria a 2ª Classe este ano, na Escola Primária Completa de Tsoni.

O ataque de crocodilo aconteceu por volta das 10 horas da última sexta-feira, coincidentemente, quando a respectiva EPC Tsoni, realizava a cerimónia de abertura do ano lectivo escolar.

Eram quatro meninos, de idades que variam entre 7 a 10 anos. Todos decidiram fazer-se ao pântano nas bermas do rio Zambeze. Quando mergulhavam sem o conhecimento das respectivas famílias, um crocodilo atacou dois menores. O crocodilo arrastou Braz, enquanto o amiguinho escapou com ferimentos no braço esquerdo, que imediatamente foi levado ao Hospital de Sena (mais próximo).

Braz foi atacado no pântano localmente chamado Nhadzembe. Não como aponta o semanário “Profundus” Dziwe Dziwe.

O director da EPC Tsoni, Dário Diogo Duarte explica: “quando tomamos conhecimento [do ataque do crocodilo], já eram 11:45. Fomos com os nossos membros do Conselho de Escola, líderes comunitários e a comunidade para fazer as possíveis buscas de Braz. E [Apareceram agentes da Polícia Marinha] com o mesmo propósito. A procura pelo menino chegou a quase 21 horas, mas não o localizaram.

A população continua a somar vítimas mortais pelas águas do rio Zambeze, com muitos casos de ataques de crocodilos e naufrágios na tentativa de travessia usando canoas. (Rosário Phoinde Ntepa).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades