Recentemente, o Parque Nacional da Gorongosa recebeu quatro hienas provenientes de Afungi com ajuda do projecto Mozambique LNG da TotalEnergies e da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e da Mozambique Wildlife Alliance. Este número eleva para 19 reintroduzidas desde julho de 2022.
Trata-se de dois machos e duas fêmeas hienas que vão equilibrar o ambiente na Gorongosa. “As hienas são os melhores trituradores de ossos da natureza, utilizando as suas poderosas mandíbulas para partir ossos e reciclar nutrientes no seu ambiente”, escreve a Gorongosa, depois de receber os animais no início de dezembro último.
A Gorongosa lembra que são “mais quatro hienas-malhadas (dois machos e duas fêmeas) [que] chegaram ao Parque Nacional da Gorongosa no início de dezembro, após a chegada de um macho e duas fêmeas em novembro. Isto eleva o total de hienas reintroduzidas para 19 desde 2022”.
São hienas de Afungi, distrito de Palma, no norte de Moçambique, província de Cabo Delgado para o Parque Nacional da Gorongosa localizado no centro do País.
“Enormes agradecimentos à Mozambique Wildlife Alliance, e ao projecto Mozambique LNG da TotalEnergies e à Administração Nacional das Áreas de Conservação por nos ajudarem a acolher estes intervenientes vitais do ecossistema no Parque”. (Profundus).