Decorre diálogo sobre conflito homem Fauna Bravia, mineração, tráfico de seus produtos e caça furtiva no distrito de Nhamatanda

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) e o Governo do distrito de Nhamatanda, hoje, estão num fórum de diálogo sobre conflito homem Fauna Bravia, mineração, tráfico de seus produtos e caça furtiva no distrito de Nhamatanda, envolvendo vários actores.

O evento decorre no Instituto de Ciências de Saúde, antigas instalações do Centro de Formação da Saúde, na vila municipal de Nhamatanda.

Dentre várias finalidades, pretende-se através deste fórum, discutir e alcançar consensos, além de garantias sobre assuntos relacionados a responsabilidade na implementação da legislação das Áreas de Conservação, do tráfico de produtos de flora e fauna e, da Coexistência Homem Fauna Bravia nas comunidades limítrofes com o Parque.

O administrador de Nhamatanda, Adamo Ossumane, na abertura do evento, reiterou a importância do evento, reconhecendo os desafios na produção agrícola e circulação de bens e serviços, principalmente nas comunidades de “Nhampoca, Matenga, Bebedo, Metuchira e nos últimos dias em Lamego” (corredor com o rio Pungué).

Nos últimos dias, naquelas comunidades, a invasão de animais a “28,8 hectares de arroz” afectando cerca de 50 famílias na zona de Metuchira”.

Com este encontro, a Directora do Serviço Provincial do Ambiente, em Sofala, Ermelinda Xavier Maquenze espera que haja reflexão de “como e o que podemos fazer para minimizar o conflito”.

Existem as habituais maneiras de mitigação, como afugentamento e translocação, mas “parece que ainda falta alguma coisa por fazer, por isso, estamos aqui no diálogo para [encontrar maneiras] de diminuirmos este sofrimento da população”, disse Maquenze.

O administrador do PNG, Pedro Muagura espera “ganhar alguns elementos adicionais que possam criar o termo coexistência” através do Fórum de Diálogo sobre conflito homem fauna bravia em Nhamatanda.

As temáticas para o diálogo incluem uma contextualização, objectivos e resultados esperados do Fórum de Diálogo Distrital; Quadro legal do exercício de caça em defesa de pessoas e seus bens, e fluxograma da responsabilidade e intervenção do grupo-alvo; Partilha da Resolução nº 58/2009, de 29 de Dezembro (Estratégia de Gestão do CHFB) Dados do CHFB registados na província nos últimos 4 anos e as acções de prevenção e mitigação; Plano operacional de mitigação de conflito Homem Fauna Bravia no distrito de Nhamatanda; Aplicação do PDUT na mitigação do Conflito Homem Fauna Bravia; e Plano de acção para mitigação do Conflito Homem fauna Bravia no distrito de Nhamatanda. (Muamine Benjamim).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading