O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) e o Governo do distrito de Nhamatanda, hoje, estão num fórum de diálogo sobre conflito homem Fauna Bravia, mineração, tráfico de seus produtos e caça furtiva no distrito de Nhamatanda, envolvendo vários actores.
O evento decorre no Instituto de Ciências de Saúde, antigas instalações do Centro de Formação da Saúde, na vila municipal de Nhamatanda.
Dentre várias finalidades, pretende-se através deste fórum, discutir e alcançar consensos, além de garantias sobre assuntos relacionados a responsabilidade na implementação da legislação das Áreas de Conservação, do tráfico de produtos de flora e fauna e, da Coexistência Homem Fauna Bravia nas comunidades limítrofes com o Parque.
O administrador de Nhamatanda, Adamo Ossumane, na abertura do evento, reiterou a importância do evento, reconhecendo os desafios na produção agrícola e circulação de bens e serviços, principalmente nas comunidades de “Nhampoca, Matenga, Bebedo, Metuchira e nos últimos dias em Lamego” (corredor com o rio Pungué).
Nos últimos dias, naquelas comunidades, a invasão de animais a “28,8 hectares de arroz” afectando cerca de 50 famílias na zona de Metuchira”.
Com este encontro, a Directora do Serviço Provincial do Ambiente, em Sofala, Ermelinda Xavier Maquenze espera que haja reflexão de “como e o que podemos fazer para minimizar o conflito”.
Existem as habituais maneiras de mitigação, como afugentamento e translocação, mas “parece que ainda falta alguma coisa por fazer, por isso, estamos aqui no diálogo para [encontrar maneiras] de diminuirmos este sofrimento da população”, disse Maquenze.
O administrador do PNG, Pedro Muagura espera “ganhar alguns elementos adicionais que possam criar o termo coexistência” através do Fórum de Diálogo sobre conflito homem fauna bravia em Nhamatanda.
As temáticas para o diálogo incluem uma contextualização, objectivos e resultados esperados do Fórum de Diálogo Distrital; Quadro legal do exercício de caça em defesa de pessoas e seus bens, e fluxograma da responsabilidade e intervenção do grupo-alvo; Partilha da Resolução nº 58/2009, de 29 de Dezembro (Estratégia de Gestão do CHFB) Dados do CHFB registados na província nos últimos 4 anos e as acções de prevenção e mitigação; Plano operacional de mitigação de conflito Homem Fauna Bravia no distrito de Nhamatanda; Aplicação do PDUT na mitigação do Conflito Homem Fauna Bravia; e Plano de acção para mitigação do Conflito Homem fauna Bravia no distrito de Nhamatanda. (Muamine Benjamim).