Comunicar para Mudança

EPC de TSONI deixa de recorrer salas da Igreja Católica

A Escola Primária do 1º e 2 º Grau de Tsoni deixa de recorrer às salas do edifício da Igreja Católica em Chemba, na província de Sofala. A mudança resulta do novo edifício já entregue ontem durante a abertura do ano lectivo escolar.

Trata-se de um novo edifício com dois blocos contendo cinco salas de aulas, um balneário, bloco administrativo e um torre para abastecimento de água. Localizado no posto administrativo de 3 de Fevereiro, Chemba sede.

A escola funcionava nas salas do edifício da Igreja Católica. Em 2023, tinha dez funcionários para 362 alunos sendo 185 raparigas.

Na entrega do edifício, o director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT), Abdul Mbuinia, fez lembrar que o seu sector está comprometido com o desempenho e competência nas classes iniciais para o domínio de numeracia e literacia. Não bastam edifícios novos, é preciso qualidade dos alunos.

Chemba já matriculou 5.158 alunos do novo ingresso sendo 2.312 raparigas. Deste número, 409 alunos com 203 raparigas são da EPC de Tsoni.

A EPC de Tsoni ora entregue ainda não tem carteiras, tanto que o Executivo diz estar a lutar para “aquisição e alocação” do material.

Lembre-se que é a mesma escola que devia ser entregue no ano passado, mas não chegou de ser concluída. E do outro lado, no posto administrativo de Mulima, continuam abandonadas, desde 2020, as obras da única escola secundária.

Noutra abordagem, coube ao Executivo chamar atenção para a prevenção da cólera que já foi detectada no povoado de Cado, Ndango em Chemba e no vizinho posto administrativo de Sena-Caia. (Rosário Phoinde Ntepa).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades