Comunicar para Mudança

Estudante da ESAPOL encontrado morto

Por volta das 11:30 horas da quarta-feira, (06.12), foi encontrado um corpo sem vida na localidade de Metuchira, concretamente no 10º Bairro- Metuchira, interior do distrito de Nhamatanda, em Sofala. Era estudante da Escola de Sargentos da Polícia (ESAPOL) que graduou ontem na mesma instituição pública.

Trata-se de José Albino Mussane, solteiro de 33 anos de idade filho de Albino Mussane e de Carlota Muvunga, natural de Namacha, província de Maputo, estudante do 4⁰ curso de formação de Segurança Pública na ESAPOL. Foi encontrado morto, pendurado e em estado de decomposição.

A vítima que residia no internato da ESPAOL, era tida como desaparecida no último domingo (03.12) às 04 horas, tendo saído do quartel sem despedir, mas antes teria emprestado telemóvel do seu colega.

O porta-voz da ESPAOL, Elísio Sitole, confirma a morte nas circunstâncias descritas, mas aguarda pelas provas concretas das reais causas do enforcamento do jovem. “O telemóvel dele continua bloqueado com código, não abrimos”, disse, sugerindo que possivelmente as reais motivações estejam no dispositivo.

É considerado de suicídio por enforcamento. E pelo estado de decomposição que o corpo apresentava, imediatamente, foi feito o funeral.

Foi encontrado o corpo suspenso com uma calça (fardamento) e cinto da Polícia da República de Moçambique (PRM) pelo pescoço, numa árvore, numa altura de aproximadamente três metros, na mata, arredor do 10º Bairro- Metuchira.

A previsão era que José Mussane graduasse no próximo ano.

Se com o Aviator, para alguns é bênção ao ter dinheiro sentado e com dispositivo ligado a Internet, para outros não, o jogo não passa de tristeza. Cada um descreve os resultados por experiência ou por temer. Mas, independentemente do nível de situação, é preciso reflectir sobre esse tipo de jogo.

Lembre-se que em novembro deste ano, um agente da PRM em Bilene, suicidou-se depois de perder mais de 60 mil meticais, usando dinheiro emprestado de um agente financeiro. Na quarta-feira (06.12), mais um agente penitenciário afecto num estabelecimento prisional em Xai-Xai, e no mesmo dia, foi descoberto o corpo do estudante da ESAPOL.

Kampar stressou até dirigentes e foi-se deixando dívidas. O Aviator é apontado como um dos motivos de suicídio de jovens (Muamine Benjamim).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades