Gorongosa: Governo incentiva comunidades para a prática de agricultura

O Governo do distrito de Gorongosa, quer que as comunidades produzam o suficiente para combater a crise alimentar.

“A pandemia da Covid-19, as mudanças climáticas, e os conflitos no nosso distrito, intensificaram as desigualdades, revelando a fragilidade do sistema alimentar, tendo ocorrido desta forma para caso não muito bem desnutrição crónica”, disse o administrador de Gorongosa, Pedro Mussengue, no discurso da ocasião.

O administrador distrital falava durante a celebração do Dia Mundial de Alimentação, 16 de Outubro.

Pedro Mussengue apelou aos agricultores a intensificarem “a prática de agricultura para combater a crise alimentar e ter bons alimentos para as nossas crianças [para] que não tenham desnutrição”.

O Governo de Gorongosa quer também que a população promova práticas agrícolas sustentáveis para reduzir o desperdício de alimentos.

O chefe do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Gorongosa, Tatos Benate, disse que o seu sector realiza a demonstração de culinárias nas unidades sanitárias, tanto como nos bairros, para dar conhecimentos de bons hábitos alimentares.

A celebração do Dia Mundial de Alimentação decorreu sob lema “O direito a alimentação para vida melhor e um futuro melhor”. Na vila de Gorongosa, a ocorreu no Centro de Saúde Marcelino dos Santos, onde também ganhou espaço de exposição gastronómica. (Ancha Assane –Gorongosa).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading