O Governo do distrito de Gorongosa, quer que as comunidades produzam o suficiente para combater a crise alimentar.
“A pandemia da Covid-19, as mudanças climáticas, e os conflitos no nosso distrito, intensificaram as desigualdades, revelando a fragilidade do sistema alimentar, tendo ocorrido desta forma para caso não muito bem desnutrição crónica”, disse o administrador de Gorongosa, Pedro Mussengue, no discurso da ocasião.
O administrador distrital falava durante a celebração do Dia Mundial de Alimentação, 16 de Outubro.
Pedro Mussengue apelou aos agricultores a intensificarem “a prática de agricultura para combater a crise alimentar e ter bons alimentos para as nossas crianças [para] que não tenham desnutrição”.
O Governo de Gorongosa quer também que a população promova práticas agrícolas sustentáveis para reduzir o desperdício de alimentos.
O chefe do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Gorongosa, Tatos Benate, disse que o seu sector realiza a demonstração de culinárias nas unidades sanitárias, tanto como nos bairros, para dar conhecimentos de bons hábitos alimentares.
A celebração do Dia Mundial de Alimentação decorreu sob lema “O direito a alimentação para vida melhor e um futuro melhor”. Na vila de Gorongosa, a ocorreu no Centro de Saúde Marcelino dos Santos, onde também ganhou espaço de exposição gastronómica. (Ancha Assane –Gorongosa).