Moçambique e China continuam numa relação profícua

A Secretária de Estado para os Negócios Estrangeiros e Comunidade Moçambicana no Exterior, Maria de Fátima Simão Manso, assegurou que Moçambique e a República Popular da China continuarão a promover relações em prol da paz e estabilidade no mundo, com base nos princípios de inclusão e coexistência pacífica.

Falando hoje, em Beijing, na China, aquando da celebração do quinquagésimo aniversário da Independência Nacional e dos 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Moçambique e China, Maria Manso recordou que China foi um dos primeiros Estados do mundo a reconhecer o Estado Moçambicano, no mesmo dia da proclamação da independência e a estabelecer relações diplomáticas com o país, facto que considerou um grande gesto de profunda amizade, irmandade, solidariedade e cooperação, baseados no respeito recíproco e nas relações mutuamente vantajosas.

“China é um país amigo e parceiro de confiança que tem estado com Moçambique nos bons e maus momentos. Consolidamos as nossas relações político-diplomáticas, pragmáticas e desenvolvemos a nossa parceria estratégica rumo ao desenvolvimento sustentável, com a visão virada para um futuro promissor em benefício dos nossos povos e países”, classificou.

Manso realçou, ainda, que neste momento, a China é um dos principais parceiros económicos, comerciais e de investimentos de Moçambique, que a nível bilateral têm estado a implementar vários projectos com impacto na vida das populações, como a construção de estradas, escolas, hospitais, aeroportos, pontes entre as quais, a emblemática ponte Maputo- Katembe.

Para Manso celebrar o Dia da Independência Nacional representa o nascimento da nação moçambicana e simboliza a persistência e o espírito de luta e sacrifício. (Comunicado)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá 👋 É um prazer conhecermo-nos.

Registe-se para receber diariamente noticias no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.