A Autárquica de Nhamatanda, localizada na província de Sofala, completa hoje 87 anos de elevação à categoria de vila. As festividades foram celebradas, com os munícipes clamando por estradas melhoradas, expansão da água canalizada, expansão da rede eléctrica, melhorias das estradas (boa gestão), mais infra-estruturas como mercados e escolas para encurtar as distâncias a recorrer aos edifícios “mães”.
Por esta razão centenas de munícipes juntaram-se no centro da autarquia para manifestarem a sua alegria de diversas formas, uma comemoração que contou com diversos convidados oriundos de outros pontos do país.
Inicialmente, as comemorações foram marcadas pela deposição de flores na Praça dos Heróis; inauguração do mercado de Mapalanhanga – bairro 1 de Junho; inauguração da Escola Primária 10 de Junho no 11° bairro; cerimónia de dez casamentos; prémio desportivo; poesia de elogio aos feitos de Charumar; torneio de futebol entre Nhamatanda e Gorongosa; e à noite, músicos da província de Sofala e o renomado Twenty Fingers vão animar os munícipes.
Mas dois dias antes das comemorações, o famoso “moto Cross” alegrou e “empoeirou” o campo de Educação Física da Escola Secundária Geral de Nhamatanda, ali onde há desmaios motivando a interrupção de aulas.
O presidente do município, discursando no encontro popular, promovido no âmbito das festividades, reconheceu a razão dos munícipes, apontando-as como desafios da edilidade.
Charumar fez a entrega de um mercado no bairro Mapalanhanga e entrega de uma escola com respectivas 50 carteiras, composta por duas salas no 11° bairro, avaliado em 2.000.700 meticais.
A Escola também tem dois balneários, sendo um para os alunos e outro para professores (masculinos e femininos).
Na ocasião, Charumar disse que estas realizações são enquadradas no cumprimento do manifesto eleitoral que resultou na sua reeleição como edil.
Ainda nas comemorações da Vila Municipal, Charumar patrocinou os casamentos de 20 munícipes num par de dez. A directora do Registo Civil e Conservatória de Nhamatanda, Lurdes Jone, é quem orientou a cerimónia.
Lembre-se que a vila de Nhamatanda ascendeu à categoria de autarquia em meados de 2013, sendo António Charumar João reeleito como edil, em 2023.
O município possui uma assembleia constituída por 23 membros, sendo 18 da Frelimo, um do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), e quatro da Renamo.
A Autarquia de Nhamatanda possui uma superfície de 314 Km² e densidade populacional de 161,44 hab/Km² com uma população actual estimada em 63.304 habitantes distribuídos em 12 bairros nomeadamente: 1° bairro (Samora Moisés Machel), 2° bairro (Jossias Tongogara), 3° bairro (3 de Fevereiro), 4° bairro (25 de Setembro), 5° bairro (25 de Junho), 6° bairro (1 de Junho), 7° bairro (Mateus Sansão Mutemba), 8° bairro (4 de Outubro), 9° bairro (Eduardo Chivambo Mondlane) 10° Bairro (Agostinho Neto), 11° Bairro (Filipe Samuel Magaia) 12° Bairro (Josina Machel). (Muamine Benjamim).