Comunicar para Mudança

Pontes no 5.º bairro e 9.º-4.º bairros na Vila Municipal de Nhamatanda em construção

 

A construção da ponte estava prevista para de 10 de outubro de 2024 a 10 de janeiro de 2025. Foi “construída” apenas no papel até fevereiro. No dia 04.03, materialmente iniciaram as edificações com o lançamento da primeira pedra nas duas pontes, designadamente ponte do 5.º bairro −25 de Junho e ponte de ligação entre 4.º bairro-25 de Setembro e 9.º bairro-Eduardo Mondlane.

 

A “carapuça” serviu

A recente actualização das datas para a construção da ponte 4.º bairro-25 de Setembro e 9.º bairro-Eduardo Mondlane, até abril é o resultado de uma reportagem do “Profundus” na edição do “Profundus212.24.01.2025” a qual descreve o incumprimento do tempo e consequências, principalmente para alunos da Escola Secundária Geral de Nhamatanda que recorrem aquela via. Sucede que após a publicação, a autarquia reagiu de forma prática e estratégica, alterando as datas anteriores de 18 de outubro de 2024 – 18 de janeiro de 2025, para 24 de janeiro de 2025 – 24 de abril de 2025.

Com a alteração, já novo fiscalizador das obras. No lugar da COTOP está a Stange Consult.

Já na entrevista depois da 1ª Sessão da Assembleia Municipal de Nhamatanda, o edil de Nhamatanda, António Charumar João, explicou sobre o atraso da construção das pontes.

O empreiteiro mobilizou o material dele [para o terreno], não recebeu nenhum fundo sequer, depois ele vai facturar, é assim que funciona com ANE [Administração Nacional de Estradas] ” como financiadora, mas as pessoas estão a entender mal e “pensam que o empreiteiro já recebeu o fundo e usou”. Enquanto a ponte do 5.º bairro, o empreiteiro já recebeu adiantamento”, disse Charumar sem revelar a quantia de dinheiro.

Anualmente, o Município de Nhamatanda é alocado a 7.000.000 meticais”. Este valor foi adicionado ao do próprio município, somando 13.143.144,42 meticais para a construção da ponte que liga o 4.º bairro-25 de Setembro e 9.º bairro-Eduardo Mondlane. Enquanto a ponte do 5.º bairro −25 de Junho conta com o fundo do Banco Mundial, um total de 29.758.938,23 meticais.

A ponte 4.º bairro-25 de Setembro e 9.º bairro-Eduardo Mondlane poderá ser entregue no dia 10 de Junho, dia da Vila Municipal de Nhamatanda de 2025, já que o edil tem histórico de inaugurações nesta data. Enquanto a outra ponte, vai durar sete meses de construção.

Lembre-se que em 2024, das várias actividades previstas, estava a abertura de valas de drenagem; construção de casa de Cultura; construção de aquedutos nos bairros; demarcação de talhões nos bairros; manutenção de estradas terraplanadas da vila; construção de muro de vedação do Campo Municipal incluindo bancadas de sombra; e a construção das pontes sobre o rio Nhamatanda conectando os três bairros. (Muamine Benjamim).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades