“Tenham paciência, não é hoje para hoje”. Foram palavras do presidente do Conselho Municipal da Vila de Nhamatanda, António Charumar João, diante de preocupações apresentadas pelos munícipes de 9° bairro-Eduardo Mondlane e 4° bairro-25 de Setembro, em Sofala.
As preocupações foram colhidas na última sexta-feira, oportunamente, durante o “agradecimento” aos munícipes ao reelegerem o edil de Nhamatanda, António João, pela primeira vez na história da autarquia.
“Não vamos conseguir atender todas preocupações de hoje para hoje”, mas paulatinamente, frisou o edil, lembrando que pediram por exemplo energia “trouxemos, mas agora pedem para cada casa e poste; pediram asfaltagem, fizemos, mas agora querem que os transportadores não passem com alta velocidade; pediram água, trouxemos, mas agora pedem para todos bairros, não importa a distância de 314 quilómetros da vila municipal.
O caso de energia, na reunião com munícipes do 9° bairro-Eduardo Mondlane, o pedido foi extensivo até para a zona de Mecuzi fora do raio municipal. “Quando chegar tempo de voto, isso vai ajudar” justificam os munícipes, ignorando ou sem saber que aquela zona é da responsabilidade de Administração local, não compete a edilidade, mas a informação chegou.
A água não escapou nas preocupações de munícipes. “Continua a rede de expansão, tenham paciência”, evitando dizer o tempo ou dia exacto para abranger todos, mas o 4° bairro-25 de Setembro já usa como quiser a “água de Charumar, que inicialmente era grátis”.
Igualmente, Charumar, como é popularmente conhecido, deixou claro que estas preocupações são colhidas no âmbito dos 100 dias de governação pós-eleição (auscultação a cada bairro). Ainda não começou a cumprir o manifesto eleitoral no qual consta entre várias promessas, pavimento, biblioteca, pontes, campo de futebol condicionado, expansão da água e energia.
O que mais chamou atenção nos bairros pelas intervenções, foi o pedido de oportunidades ou emprego. Os munícipes alegam que quando existem oportunidades, não se prioriza os locais. Em resposta, Charumar garantiu que tem feito a sua parte no sentido de atenderem as preocupações, permitindo que haja comunicação melhor a partir dos secretários dos bairros. E fruto disso, o “Profundus” soube que residentes do 9° bairro-Eduardo Mondlane receberam mensagens para uma reunião hoje de oportunidade de um projecto. Entre outras profissões, voluntários, pontos focais e matronas sairão daquele bairro. (Muamine Benjamim).