A contagem aérea de fauna bravia, de 2022, documentou mais de 100.000 animais em 60 por cento do Parque; mais de 1.500 Bois-cavalos (ou Gnus); mais de 1.400 Búfalos; e mais de 900 Hipopótamos, um aumento de 10 por cento comparativamente aos períodos de entre 2018 e 2020. Já o cálculo de outubro de 2024 indica um salto de 102.346 de 2022 para 110.513 indivíduos.
O estudo “Contagem aérea de fauna do Parque Nacional da Gorongosa, Moçambique, outubro 2024” do inglês título original “Aerial wildlife count of the Gorongosa National Park, Mozambique, October 2024”, foi realizado entre 8 e 22 de outubro de 2024.
Esta foi a sexta contagem completa de uma cobertura de bloco a parte central, e mais importante, do Vale do Rift do Parque Nacional da Gorongosa
O relatório de 35 páginas não tenta explicar completamente as causas subjacentes de algumas das mudanças documentadas. Isso faz parte da pesquisa em andamento. Duas observações destacam-se: nenhum sinal de caça ilegal, incluindo animais capturados, foi observado; e mais animais foram contados do que nunca.
O foco estava no Vale do Rift, nos sectores sul e central do Parque. Um total de 197.000 hectares foi totalmente coberto por um helicóptero. Faixas paralelas com 500 metros de largura foram sistematicamente avaliadas. Todos os animais de grande porte observados foram contados. Além disso, uma distância de 200, 205 km e 145 km, respectivamente, de 500 m de largura transectos foram realizados no lado oeste, leste e norte do bloco de contagem de núcleos. Este montante abrangeu mais 27.500 hectares.
A área total que foi pesquisada representa 61% do Parque. Área central (7 850 hectares) da Comunidade Nhampoca, Nhamacuenguere e Bebedo.
Foram pesquisados mais 4.000 hectares na fronteira oeste numa área da Zona Tampão que contém potencial como uma nova Área de Conservação Comunitária de Nhamacuenguere, em Dondo.
O registo de 2024 foi de um total de 110.513 indivíduos de 20 espécies de animais de grande porte (107.765 herbívoros e 2.748 crocodilos). Estas são reais contagens, não estimativas.
A Gorongosa é um sistema aberto e natural com níveis crescentes de padrões de predação e mudança de padrões inter e intraespecíficas competições por pastagem. É ‘normal’ que algumas espécies estejam a crescer em número, enquanto outros diminuem.
Como é feita a contagem?
A contagem de animais na Gorongosa acontece, normalmente em outubro a cada dois anos por helicóptero.
A contagem de outubro de 2024 contou com helicóptero Bell Jet Ranger de 5 lugares com o piloto no banco dianteiro direito, captura de dados / observador à esquerda no banco da frente e dois observadores atrás.
Por uma questão de visibilidade máxima, todas as portas dos helicópteros são removidos durante a contagem real.
O helicóptero era mantido a uma altura constante de 50 a 55 metros (160 pés) acima do solo. A velocidade do ar é mantida a cerca de 96 km/h (60 nós). Quando um grande rebanho é observado (por exemplo, búfalos) o piloto circula para permitir uma contagem precisa. Além disso, podem ser tiradas fotografias dos para permitir uma contagem precisa.
Todos os animais são contados individualmente.
Um sistema baseado em GPS (Global Positioning System) é usado para uma navegação precisa. Há um computador portátil que está ligado ao helicóptero GPS para cada 2 segundos baixar o registo para o disco rígido.
Enquanto isso, os observadores na parte de trás do helicóptero usam óculos amarelos que maximizam a luz disponível, reduz o brilho e melhora o contraste para uma melhor visibilidade e detecção dos animais.
Uma pequena pausa é feita a cada hora para aliviar fadiga do observador. Duas sessões de 3 horas ou três sessões de 2 horas podem ser voadas num único dia, dependendo de temperatura e visibilidade.
Portanto, a contagem de 2024 gerou mais de 20.000 observações individuais. Estes registos foram armazenados na base de dados junto dos dados anteriores. Actualmente, a base de dados contém mais de 130.000 observações georreferenciadas individuais para a contagem de herbívoros desde1969.
Pela segunda vez consecutiva, não foi encontrado nenhum caso relacionado a caça furtiva. A integridade do Parque está a ser bem assegurada pelo Departamento de Conservação da Gorongosa.
A contagem aérea por um helicóptero continua a ser uma ferramenta crítica de monitoria para avaliar o estado da recuperação e da eficácia do parque.
Dada a dispersão contínua da vida selvagem em direcção oeste e norte, o estudo recomenda para que futuramente a contagem seja ampliada.
A distribuição das diferentes espécies ao longo do bloco de contagem indica uma preferência geral pelas planícies aluviais1 e pelas áreas ao longo dos rios perenes como Vunduzi, Mucombeze e rio Urema. (Muamine Benjamim).