O Parque Nacional da Gorongosa entregou as primeiras três escolas resilientes de um total de 26 em construção para a Zona de Desenvolvimento Sustentável. Foram construídas com fundos disponibilizados pela USAID, geridos pelo Projecto de Restauração da Gorongosa com assistência técnica da UN-Habitat e parceiros implementadores como OIKOS e AVSI (ONGS com experiência em construção civil envolvendo as comunidades).
Trata-se da Escola Primária Completa de Nhaminimini no distrito de Nhamatanda, EPC Nhago em Maríngué e a EPC Muaca em Gorongosa. Estas três fazem parte das 26 escolas ainda em construção nos seis distritos considerados Zona de Desenvolvimento Sustentável da Gorongosa, para beneficiar 15.000 alunos.
A entrega destas infra-estruturas retira os alunos de um ambiente precário para melhorado no aproveitamento pedagógico.
Estas três escolas vão beneficiar directamente 1.500 alunos e professores, com melhores condições de ensino e aprendizagem. Mas das 26, o número aumenta para 15.000 alunos por ajudar.
As construções envolvem 290 pessoas, sendo 92 são mulheres com funções de ajudantes de pedreiros, carpinteiros e pintores. Algumas mulheres também actuam como técnicas de construção e mobilizadoras comunitárias.
As comunidades também são envolvidas no fabrico de blocos de tijolos queimados que preenchem as paredes das escolas. Os membros que participam das construções também são aqueles que irão conseguir dar suporte e assistir na manutenção dessas escolas, garantindo a qualidade do ambiente para as crianças e comunidades por mais tempo.
As escolas, sendo resilientes também vão funcionar como refúgios seguros para abrigar as comunidades no caso de ocorrências de eventos extremos (ciclone) na região.
Cada escola entregue é composta por 6 salas de aula, uma sala administrativa, latrinas melhoradas para meninas e meninos, duas casas de professores com latrinas e furos de água.
A vistoria técnica de entrega das três escolas foi feita nos dias 2 e 3 de outubro de 2024, com a participação da Direcção Provincial da Educação e técnicos distritais dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia e Serviços Distritais de Planeamento e Infra-estruturas (SDEJT e SDPI) dos respectivos distritos. (Muamine Benjamim).