Comunicar para Mudança

Mais de 17 universidades visitam a Gorongosa por ano

Em Moçambique, cerca de 17 universidades visitam o Parque Nacional da Gorongosa. São dados avançados pelo administrador do Parque, Pedro Muagura, durante um safari oferecido a jornalistas da província de Sofala.

Existem universidades fora da África que visitam a Gorongosa, “mensalmente duas”, por exemplo, a “Universidade de Oxford consegue fazer duas semanas com cerca de quatro estudantes no Parque; universidades de África, no mínimo quatro mensalmente; as universidades moçambicanas estão a ganhar a maior pontuação, com o mínimo de 17 universidades que visitam a Gorongosa”.

Estas visitas de universidades motivam um intercâmbio entre profissionais de diferentes ramos para a solução de preocupações das mais de 250 mil pessoas existentes na Zona de Desenvolvimento Sustentável. Recentemente, o Parque Nacional da Gorongosa (PNG), através da sua iniciativa SPARK GORONGOSA, esteve reunido com especialistas em Chitengo (coração da Gorongosa), para identificar, discutir e propor soluções na área de Saúde, ao mundo. O evento de cinco dias juntou especialistas jovens e universidades de Saúde, da Nigéria, Austrália, Estados Unidos da América, África do Sul, Etiópia, Camarões, Benin, Gana, Marrocos, Chade, Zâmbia, Tanzânia, Quénia, além de 12 estudantes moçambicanos.

Administrador do PNG, Pedro Muagura

No País, a implementação do único curso de mestrado de Biologia da Conservação num Parque natural (Gorongosa) também conta com universidades.

Enquanto para o turismo normal, Pedro Muagura sem precisar de números, comparando o ano passado com o presente ano, o número de moçambicanos que visitam a Gorongosa “aumentou”, justificadamente pelo acesso à informação e boas condições de vias de acesso.

Ao nível do país, “no mínimo 27 jovens da vizinha província de Manica visitam mais o Parque Nacional da Gorongosa, especificamente nos finais de semana; seguido da Beira e Maputo”, avaliou o administrador Pedro Muagura, sugerindo aos jornalistas o reforço de comunicação objectiva sobre o “Parque de todos”. (Muamine Benjamim).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades