O Parque Nacional da Gorongosa juntou 497 membros da comunidade, entre alunos, professores e pais e encarregados de educação, líderes comunitários e a comunidade e geral, em palestras contra o uso de plásticos, no âmbito do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Entre as actividades do dia, a comunidade envolveu-se em actividades de sensibilização através de palestras, limpeza nas comunidades, peças teatrais sobre as melhores práticas ambientais, plantio de várias espécies de árvores, além de uma marcha com mensagens sobre a conservação do meio ambiente.
É “nas escolas onde temos os Clubes Ambientais com o foco ligado a conservação da biodiversidade”, explicou o supervisor distrital do Programa de Educação Ambiental, Lucumane Issufo Agy, justificando a escolha da Escola Básica de Massandza como local do evento.
“Esperamos que as nossas comunidades estejam sensibilizadas e promovam mudanças comportamentais. Temos visto algumas mudanças comportamentais como acções contra exploração de madeiras, caça furtiva, queimadas descontroladas. E aos poucos, com a nossa sensibilização, as comunidades têm deixado algumas práticas negativas”, avaliou o supervisor distrital do Programa de Educação Ambiental em Cheringoma.
Na ocasião, Lucumane Issufo Agy apelou para que “continuemos a plantar para garantirmos o futuro melhor dos nossos filhos e netos”.
“Aprendemos as boas práticas para a conservação do Meio Ambiente como não fazerem caça furtiva e queimadas descontroladas em Massandza”, descreve a líder comunitário, Anastácia Ernesto Quembo Moisés, incentivando a prática de agricultura, por isso, “já temos gente das zonas circunvizinhas a virem viver e fixar as suas residências na nossa comunidade”.
De 2009 a 2011, a comunidade de Massandza tinha apenas 20 mil plantas. “Acrescentei, gradualmente e neste momento tenho 54.771 plantas”, explicou Carlos Nota, reiterando que está a “preparar o futuro melhor dos meus filhos e netos também aos demais na comunidade porque essas plantas são uma propriedade individual, quando o governo precisar terá que entrar em contacto comigo para um acordo.
Carlos Nota está esperançoso de um dia ser reconhecido tal como aconteceu com a entrega de motorizadas e bicicletas recentemente aos líderes comunitários e aos facilitadores comunitários nas campanhas de reflorestamento, mobilização comunitária e sensibilização comunitária, implementação de projectos comunitários de Apicultura e Ecoturismo.
Uma parte do ambiente verde na Escola Básica de Massandza são frutos de Carlos Nota com o respectivo plantio de árvores.
As actividades do Parque Nacional da Gorongosa (PNG) são integradas com as de nutrição, saúde sexual e reprodutiva, empoderamento da mulher, fazendo com que as comunidades adoptem boas práticas.
Na ocasião, o líder de Nhamatope, Greia Domingos Bonjesse disse que com as mudanças comportamentais já não registamos muitas uniões prematuras porque somos sensibilizados pelo Parque Nacional da Gorongosa que é um crime mandar casar uma menina antes dos 18 anos. Depois deste evento do Meio Ambiente com actividades integradas, “vamos acrescentar nas nossas mentes os cuidados a ter com as raparigas para não serem prejudicadas”. (Lucas Singale).