Gorongosa leva palestras sobre Biodiversidade para comunidades

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), através do Programa de educação para conservação leva palestras sobre a celebração do Dia Mundial da Biodiversidade para as comunidades da respectiva Zona de Desenvolvimento Sustentável. O distrito de Cheringoma, através da Escola Básica de Nhamatope, acolheu as cerimónias centrais do Dia Mundial da Biodiversidade, 22 de Maio.

Sob o lema “Harmonia com a Natureza e Desenvolvimento Sustentável”, o supervisor distrital do Programa de Educação Ambiental, Lucumane Issufo Agy, explicou que “é possível fazer mudanças do dia-a-dia que impactam o meio ambiente, consciencializando as comunidades sobre o perigo do uso irracional dos recursos naturais, promover e manter o ambiente escolar e das comunidades sempre verde através de plantio de árvores de fruta e de sombra”.

Supervisor do Programa de Educação Ambiental em Cheringoma, Lucumane Issufo Agy

A Escola Básica de Nhamatope reúne diversidades culturais como a Nascente, Grutas de Khodzue, além de outras potencialidades, por isso, a escolha do local para as celebrações do Dia Mundial da Biodiversidade, 22 de Maio, ao nível da Zona de Desenvolvimento Sustentável do PNG.

Na ocasião, representantes do PNG, gestores das escolas, professores, alunos, líderes comunitários e membros da comunidade fizeram o plantio de árvores.

“A Biodiversidade é um conjunto de todas as espécies dos seres vivos existentes no planeta, incluindo todos os ecossistemas tais como terrestres, aquáticos, aéreos e não importa o seu ‘habitat’ e a sua espécie”, defende o supervisor distrital de educação para conservação.

Pretende-se com as celebrações desta data na Escola Básica de Nhamatope, mobilizar as comunidades escolares e locais para uma acção conjunta no processo de preservação e conservação da Biodiversidade, contra as queimadas descontroladas, caça furtiva, agricultura itinerante, garimpo, abate das árvores, pesca ilegal, poluição de água, poluição do solo, poluição do ar e sonora.

A destruição da Biodiversidade resulta na escassez de chuva, deslizamento do solo, desequilíbrio ecológico, entre anormalidades ambientais. Contra estas acções negativas, a Gorongosa, através dos seus programas, envolve as comunidades na promoção da educação ambiental, plantio de árvores, campanhas de sensibilização contra caça furtiva e outras medidas de mitigação de actividades que põem em risco a conservação da Biodiversidade.

Além das sensibilizações para as comunidades, na ocasião, a Gorongosa distribuiu material escolar aos alunos membros do Clube Ambiental da Escola Básica de Nhamatope. (Lucas Singale).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá 👋 É um prazer conhecermo-nos.

Registe-se para receber diariamente noticias no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.