“Não esconde o que você sabe fazer’’. É a frase de encorajamento do jovem Elias António Jasse, um dos poucos alunos da Escola Secundária 03 de Fevereiro de Muanza, concorrente ao Prémio Jovem Criativo, a partir do distrito de Muanza, província de Sofala.
O jovem falando no lançamento da XI Edição do Programa Prémio Jovem Criativo, ontem, sexta-feira, espera ver vários jovens a mostrarem aquilo que sabem fazer, não apenas na criação artística, mas também noutras categorias como de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.
‘’A primeira coisa é coragem, quando tem coragem, tem mais força de você fazer suas obras. Eu posso dizer que não esconde o que você sabe. Pois, são essas coisas que nos fazem avançar. Praticamente, não pode esconder a sua arte. Estou muito inclinado na criação artística, tenho contemplado para a natureza – ela é bonita e eu tenho contemplado também a sociedade moçambicana’’, disse o concorrente experiente.
Em Muanza, Elias Jasse é um jovem que se destaca na criação artística. No contexto do Prémio Jovem Criativo, em 2024, chegou à fase provincial, mas não foi apurado para nacional.
Elias quer levar o prémio com a sua arte, expressão, promoção e valorização da criatividade juvenil.
A XI Edição do Prémio Jovem Criativo decorrerá entre 14 de Julho e 17 de Outubro deste ano, abrangendo os 161 distritos do país, incluindo os sete distritos municipais da cidade de Maputo, com fases distritais, provinciais e nacional.
Podem concorrer os jovens de entre os 15 e os 35 anos, que se destacam na criatividade e inovação nas áreas de empreendedorismo, inovação tecnológica e criação artística.
As candidaturas são aceites através de um formato híbrido, que inclui uma plataforma online oficial do Ministério da Juventude e também presencialmente nos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia. (João Cipriano).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.





