O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) levou palestras contra uso de plásticos a comunidades do distrito de Maringué, província de Sofala, centro de Moçambique. Para tal, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de Junho, o Parque juntou cerca de alunos da Escola Secundária Armando Emílio Guebuza e respectivos dirigentes, na vila distrital.
A poluição plástica envolve o acúmulo de resíduos plásticos no ambiente, afectando negativamente a vida selvagem, os ecossistemas e a saúde humana. Portanto, o evento realizado no âmbito do Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de Junho, visa combater essas atitudes negativas do Homem, incentivando-o para boas práticas sustentáveis como o uso de sacolas de capulanas.
Estas soluções existem localmente sem precisar de recorrer a altos custos de investimentos, contando com o envolvimento de membros das comunidades e todos os outros utilizadores dos recursos naturais disponíveis.
Para a aluna Nazira de Anora, da Escola Secundária Armando Emílio Guebuza “esse evento é de suma importância para a preservação do meio ambiente porque há benefícios do plantio de árvores como o sombreamento, a melhoria na qualidade de ar e o embelezamento do pátio escolar”.
Enquanto para Salvador de Sousa, o evento proporcionou-lhe um despertar reflexivo “com a responsabilidade ambiental”, por isso, sente-se obrigado a “dar o máximo para manter um ambiente saudável na escola e na sua comunidade”.
Yassimine Gafar diz que o que aprendeu no Dia Mundial do Meio Ambiente é fundamental evitar a poluição através de plásticos “para proteger a biodiversidade e a saúde, garantindo que as próximas gerações tenham um planeta saudável”.
Os resíduos tais como, máscaras, garrafas, pontas de cigarro, papel, sacos e plásticos juntam-se aos 9 milhões de toneladas de lixo lançado todos os anos nos rios, lagos, mares e oceanos, o que representa 285 quilos por segundo, onde, 80% destes resíduos provém da terra e é transportada para os oceanos pelos rios.
Se nada for feito para travar este fluxo, estudos científicos e estatísticas da ONU apontam que, em 2050, haverá mais plástico do que peixe nos oceanos. É por isso que é tão importante tomar medidas e colocar os resíduos no seu lugar e chamar à consciência de cada um para ser vigilante e responsável pela limpeza do ambiente em que se encontra inserido.
O PNG no distrito de Maringué envolve comunidades nas sensibilizações através de palestras, limpeza nas comunidades, peças teatrais sobre as melhores práticas ambientais, plantio de várias espécies de árvores, além de canções com mensagens sobre a conservação do meio ambiente. (Eugénia Carlos).